Pneumologia e Alergia Respiratória

Problemas respiratórios causados pelos dias de inverno

Por Dra. Rosângela em 15/04/2020
Problemas respiratórios causados pelos dias de inverno

Ah, o inverno! Sua chegada é comemorada por muitas pessoas, amantes dos dias mais frios. Porém outras sofrem com as doenças mais comuns da estação como gripes, resfriados, alergias, sinusite, rinite, crises de asma e piora de outras doenças respiratórias, sendo principalmente as crianças as mais afetadas pelas mesmas.

Com dias mais frios, tende-se a ficar mais em ambientes fechados, pouco ventilados, favorecendo a disseminação de vírus e bactérias. A poeira, principalmente, é uma velha inimiga de quem tem algum problema de ordem respiratória. Ela, juntamente ao ácaro e os fungos aumentam as chances de você desenvolver alergias, contribuem para o congestionamento nasal, aumentam as chances de resfriados ou gripes. Quanto mais limpo e arejado o local estiver, melhor será para sua saúde.

Há diversas formas de aliviar os incômodos causados pelos dias de inverno, mas você sabe como evitar ser contagiada por uma destas enfermidades? Bem, primeiramente, você deve ter em mente que uma alimentação balanceada, é fundamental! Alimentos com vitamina C como laranja e tangerina são ótimas opções, inclusive, se você deseja evitar resfriados ou gripes. Tomar bastante água e exercitar-se. Lavar sua roupa de frio e roupa de cama, principalmente as guardadas a mais tempo, com um pouco mais de frequência, colocando-as para secar ao sol também é importantíssimo.

Para quem sofre com narizes entupidos, a lavagem nasal com soro fisiológico, procedimento bem comum, pode aliviar a congestão. Se a congestão se mantiver será importante passar por uma avaliação médica para diagnóstico de doenças como a rinite alérgica.

Para quem sofre de sintomas respiratórios essa época do ano, os sintomas de asma, e outras doenças respiratórias tendem a piorar. Procure seu médico pneumologista para te orientar e tratar adequadamente, evite usar medicações por conta e só procurar auxílio num momento que já está muito mal, pois a maioria das doenças respiratórias são tratáveis ou tem bom controle com tratamento adequado.

Não é difícil cuidar-se nesta temporada. De maneiras bem simples e eficazes você pode ficar livre de diversas doenças típicas da estação ou ajudar outras pessoas a não contraí-las. Ah, e não se esqueça de se agasalhar apropriadamente e evitar locais fechados e com grandes concentrações de pessoas!