Pneumologia e Alergia Respiratória

O tempo seco e os problemas respiratórios

Por Dra. Rosângela em 21/05/2020
O tempo seco e os problemas respiratórios

O ar seco potencializa os problemas respiratórios, trazendo grande tormento àqueles que sofrem com doenças de caráter respiratório. A baixa umidade do ar pode causar resfriados, alergias, gripes, rinite alérgica, sinusite e outros problemas de saúde, incomodando muito aos pacientes. Tudo isso, devido a diminuição da ocorrência de chuvas.

A pele também sofre bastante com o tempo seco, uma vez que, sem a utilização de hidratantes e filtro solar, ela se resseca com mais facilidade, o que pode causar o envelhecimento precoce. Logo, nesses dias, você sabe que é de suma importância tomar bastante água, e usar filtro solar e hidratantes para o tipo correto de sua pele. O mesmo vale para os cabelos, que podem ressecar neste período.

Voltando aos problemas respiratórios causados pelo ar seco, podemos afirmar que, a fim de evitar a ocorrência dos mesmos, deve-se beber bastante água, fazer exercícios e se possível, manter sua casa fresca e arejada, além de utilizar umidificadores de ar durante o período de tempo recomendado. Evitando que mofo e bolores surjam. Além disso, você deve lavar suas narinas com soro fisiológico ou fazer inalações do produto sempre que possível.

Evite frequentar lugares muito fechados. Esses são propícios ao surgimento de poeira, ácaros e fungos, que por sua vez, facilitam o desenvolvimento das doenças anteriormente citadas. Caso ainda assim você acabe contraindo alguma delas, é primordial que busque ajuda médica, realizando o tratamento indicado pelo médico. Quanto mais cedo você começar e mais correto seguir as instruções, mais rápido você ficará curado. Não use remédios sem a prescrição médica, pois isso poderá ser prejudicial a sua saúde. Caso possa, tome chás que auxiliem e o façam melhorar. Consulte o médico sobre as opções disponíveis e comece o seu tratamento o quanto antes.

Cuide-se e não esqueça, sua vida é seu bem maior!